Edição Atual

n. 8 (2024)
					Visualizar n. 8 (2024)

A revista Território Acadêmico caracteriza-se por sua missão de incentivo à rigorosa e acurada produção científica e de socialização do conhecimento filosófico e teológico, especialmente aqueles apreendidos e empreendidos no ambiente discente. Sua missão consiste em ser sempre um espaço de comunicação e de debate de ideias, no esforço empenhativo e comunitário da constituição de saberes.
É inequivocamente dotada de valor e digna de apreço a atitude de realizar uma pesquisa científica, em quaisquer que sejam o nível e o contexto de sua produção. Pesquisar é consequência de uma atitude perene de descontentamento; de busca por respostas, caminhos, soluções tangíveis à dramaticidade e à complexidade da realidade que se nos apresenta. Uma pesquisa deve estar permanentemente orientada teleologicamente a melhorar o mundo em que vivemos e a vida de cada pessoa.
Igualmente meritória é a publicação acadêmica, haja vista que publicar é dar a conhecer, compartilhar resultados, abrir novos caminhos, elevar o estado da arte a um nível superior. Só compartilha seus conhecimentos quem se entende amante do saber, mas não um detentor de saberes pretensioso e presunçoso; o saber, em si, deve estar sempre circunscrito na direção do ser-para-o-outro.
Na presente edição, são abordadas temáticas relevantes de Teologia Sistemática, Teologia Bíblica e Teologia Prática, no desiderato de, em resposta ao mandato do Apóstolo, “dar razões da própria esperança” (1Pd 3,15).
Esta revista pretende ser, como seu nome sugere, um “território” no qual os saberes e sabores acadêmicos sempre encontrem amplo espaço para virem-a-ser e o qual nunca se feche ao simbólico e, sobretudo, ao dialógico, evitando, ao mesmo tempo, um conhecimento simplista, que se contente com conclusões rápidas e seja marcado por uma visão meramente imanentista da vida, e uma ipseidade epistêmica hegemônica, incapaz de dar voz e vez à autêntica alteridade do pensamento de outrem.
“Ousando saber”, sigamos na busca pela verdade, cientes de que é ela quem nos conduzirá à contemplação do Sumo Bem, cujo acesso se nos apresenta no interior de nós mesmos, no “território” que somos nós e no “acadêmico” que qualifica nossa opção pelo conhecimento e pela vida feliz (vita beata).

Publicado: 2024-12-03
Ver Todas as Edições

Apresentação

Todos os fenômenos que afetam o ser humano são de interesse da Revista Território Acadêmico (TA) e merecem ser investigados cientificamente pela Filosofia e pela Teologia. A atividade de pesquisa dos graduandos, graduados e pós-graduados lato sensu carrega consigo o frescor das primeiras descobertas, a coragem de passar da atitude ingênua à atitude investigativa e a disposição em querer desbravar os mesmos ou novos caminhos disponíveis. Por causa disso, o conhecimento gerado por eles mostra vitalidade e diversidade, semelhante às árvores. A consistência do solo, semelhante ao suporte oferecido pelos professores, possibilita as condições para que o conhecimento produzido gere e proporcione erguimento vertical e desenvolvimento horizontal. A horizontalidade indica as interfases e as conexões micro e macrocósmicas que os fenômenos manifestam e desencadeiam e a verticalidade que sinaliza a profundidade necessária com que cada fenômeno deve ser investigado e a abertura para alçar a novas fronteiras e a novos horizontes. Quando unidas e harmônicas, as perspectivas horizontal e vertical proporcionam fecundidade no desenvolvimento de saberes e de atitudes que geram o desenvolvimento humano, o aumento do patrimônio cultural da humanidade e a conquista de sentido para a vida.